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A LGPD e o dilema das empresas -

A LGPD e o dilema das empresas

Em um contexto geral, o impacto da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nas empresas, principalmente pequenas e médias, está em torno do dilema “Como tratar de maneira responsável, segura e sustentável os dados pessoais por elas processados”, ou seja, a simples ação de consultar uma informação referente a dados pessoais já as obrigam a ficarem em compliance com a LGPD.

A LGPD muda a forma de funcionamento e operação das organizações ao estabelecer regras sobre tratamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas para o não cumprimento da lei (sanções previstas a partir de agosto de 2021).

A LGPD não proíbe as empresas a trabalharem com dados pessoais, e sim que as empresas busquem, de forma responsável, segura e sustentável, utilizar métodos mais limpos e naturais para alcançar pessoas. As empresas passarão por uma mudança de mindset, ou seja, terão que ficar mais inteligentes e mais específicas para ganhar oportunidades de negócio e aplicar o conceito da minimização, obtendo grupos menores de dados, mas potencialmente mais ricos.

Quando falamos de responsabilidade, segurança e sustentabilidade envolvendo informações pessoais, estes não são novos requisitos para as empresas, até porque muitas delas já pregam estes requisitos nos seus conceitos de MVV (Missão, Visão e Valores); mas de nada valem tais conceitos se estiverem apenas estampados nas paredes, sem serem praticados e estimulados pelas organizações.

A MVV (Missão, Visão e Valores) de uma empresa é um processo de melhoria contínua (PDCA), na busca constante de atingir metas, de acordo com os desafios (Oportunidades e Ameaças) encontrados diariamente em sua jornada.  

Mas voltando para a LGPD e o dilema aqui exposto, devido a lei estar vigente desde setembro de 2020, por que não fazermos do limão uma limonada? Sim, a adequação à LGPD, nos traz à luz, de como anda ou mesmo como podemos resgatar a cultura da nossa empresa. 

Falar de cultura nas empresas nos remetem aos estudos da administração por Idalberto Chiavenato, onde ele cita:

“A cultura organizacional, ou corporativa, é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização”

Mas este assunto é muito mais amplo e nos aprofundaremos em outra oportunidade.

Enfim, já que adequar-se a LGPD também nos provoca a, como empresa, considerarmos qual é o nosso propósito em existir, nossa missão, o convidamos a fazer a seguinte reflexão:

“Sua empresa quer apenas estar em conformidade com a Lei?”

Ou

“Conquistar um diferencial competitivo junto ao mercado e frente a seus concorrentes?”

Até mais,

Silvério Bastos

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